ARAPIRACA –

Arapiraca Avança na Dignidade Social com Construção de Banheiros para Famílias Vulneráveis

A cidade de Arapiraca anuncia um significativo avanço em sua infraestrutura habitacional, visando promover a dignidade e a qualidade de vida de sua população. Em uma colaboração que envolve a Prefeitura Municipal, o programa federal Periferia Viva e o Instituto de Arquitetos do Brasil de Alagoas (IAB/AL), será realizada a construção de banheiros em residências de 55 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Este projeto é especialmente relevante em um contexto onde muitas pessoas ainda enfrentam a falta de acesso a saneamento básico adequado. A iniciativa, que conta também com a parceria da Caixa Econômica Federal, tem como objetivo não apenas proporcionar um espaço adequado para higiene, mas também fortalecer a saúde pública, prevenindo doenças e garantindo mais dignidade e conforto para os cidadãos arapiraquenses.

As seleções para as famílias beneficiadas foram realizadas com base em critérios específicos, como a condição de beneficiários do Bolsa Família ou do Benefício de Prestação Continuada (BPC), além da condição de não terem sido assistidas por outros programas habitacionais. As equipes do IAB/AL, em conjunto com os profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SMDUMA), mapearam as residências que atendem a esses critérios, preparando um planejamento coletivo e estratégico que potencializa as intervenções habitacionais e as integra ao trabalho já realizado pela administração municipal.

Cabe destacar que, atualmente, mais de 4 milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso a um banheiro em casa, o que representa uma grave lacuna em termos de cidadania e direitos básicos. O Programa Periferia Viva surge, portanto, como uma ação vital, que visa não apenas a infraestrutura, mas também o reconhecimento dessas comunidades como parte integral da sociedade. Integrado ao Novo PAC, o programa soma bilhões de reais em investimentos voltados para o desenvolvimento urbano e social de populações vulneráveis, reafirmando a importância de uma abordagem colaborativa entre as esferas pública e privada.

A ação do prefeito Luciano Barbosa, ao alavancar esse tipo de parceria, demonstra um comprometimento contínuo com a melhoria das condições de vida dos arapiraquenses. Essa iniciativa é mais um passo dado em direção a uma sociedade mais justa, onde as prefeituras e instituições ao redor do país se unem para transformar a realidade dos cidadãos, oferecendo oportunidades e dignidade a todos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo