ARAPIRACA – Arapiraca abre matrículas para cursos profissionalizantes em parceria com o Senac, visando emancipar famílias em situação de vulnerabilidade social.



A Prefeitura de Arapiraca, em colaboração com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), lançou um chamado para a matrícula de novos alunos em diversos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A iniciativa, que visa promover a qualificação profissional e a emancipação de famílias em situação de vulnerabilidade, é vista como uma ferramenta crucial para ajudar os moradores a superarem suas dificuldades financeiras.

Os cursos disponíveis abrangem uma variedade de áreas, incluindo a culinária com opções como “Doces e Salgados para Festas”, “Preparo de Bolos e Tortas” e “Técnicas de Confeitaria”. Além disso, há formações em áreas administrativas e de serviços, como “Assistente Administrativo”, “Costureiro” e “Cortes de Cabelo Masculino”. As aulas também incluirão o curso de “Cuidador Infantil” e formação básica em informática, como no curso de “Operador de Computador”.

Fabrícia Galindo, secretária Municipal de Desenvolvimento Social, ressaltou a importância desses cursos na emancipação das famílias. Segundo ela, a oferta de capacitação profissional não apenas gera oportunidades de emprego, mas também fortalece o tecido social da comunidade, permitindo que as famílias consigam superar suas dificuldades.

Os interessados podem realizar as pré-matrículas através de uma plataforma online específica, onde o Senac fará posteriormente o contato para a confirmação da matrícula. O presidente do CMDCA, Radamés Pereira, reforçou que a concretização desses cursos demonstra o comprometimento da gestão com o Plano de Aplicação do conselho, promovendo a política municipal voltada aos direitos da criança e do adolescente.

Os cursos têm datas variadas de início, com diferentes pré-requisitos, como a idade mínima e escolaridade exigidas. A formação em “Costureiro”, por exemplo, terá início em 5 de maio de 2025, com turmas disponíveis desde o final de abril. O curso de “Operador de Computador”, por outro lado, começa em 28 de abril e possui uma capacitação de 196 horas. Os cursos de culinária também têm início em maio, com inscrições abertas até poucos dias antes do começo das aulas.

Com essa iniciativa, a administração de Arapiraca se compromete a não apenas oferecer educação, mas também uma real oportunidade de mudança na vida de muitos cidadãos, ajudando-os a estabelecer condições de vida mais dignas e independentes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo