ARAPIRACA – Animação e tradição se encontraram nos arraiás infantis de Arapiraca, celebrando o São João com inclusão e paixão pela cultura nordestina.

Na noite de ontem, os arraiás comunitários de Arapiraca tiveram um destaque especial, unindo tradição e inclusão em uma festa que celebrou o espírito junino nas crianças e ressaltou a importância da herança do São João na cidade. O evento faz parte do calendário junino do município, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude.

O Arraiá da Inclusão, Autistar, promovido pela organização Amor Perfeito Azul (APA), foi um dos pontos altos da noite. Crianças com autismo realizaram apresentações dançantes, encantando o público com a tradicional dança da fita e outras performances. Uma das mães envolvidas na organização, Fernanda Quitino, emocionou-se ao ver o filho participando ativamente do evento.

Já na Vila Contente, no bairro Itapoã, o arraiá organizado por Pai Alex também contou com a presença marcante das crianças, que apresentaram danças típicas. O evento ainda teve a tradicional banda de pífano e uma culinária variada, com destaque para pratos como cachorro-quente, sarapatel e arroz de cuscuz.

Para encerrar a noite, o Canarraiá se destacou com a apresentação da quadrilha estilizada infantil Canarraiá Kids. O evento contou com a presença do vereador e ex-secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellington de Magalhães, que ressaltou a importância de manter viva a tradição junina na comunidade.

A quadrilha Canarraiá, da própria comunidade, e a quadrilha convidada da Vila Pau d’Arco Junina agitaram o público presente, demonstrando a vibrante transmissão das tradições culturais nordestinas de geração em geração. A secretária de Cultura, Lazer e Juventude, Gleicy Kelly, destacou a participação ativa das crianças nos arraiás, que mostraram a dedicação em manter viva a cultura junina na região.

Sair da versão mobile