Coordenadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Científico (NDC), da Secretaria Municipal de Educação, as atividades da exposição contaram com a participação de nove instituições de ensino do município, envolvendo mais de 300 alunos e alunas. Segundo o professor de Matemática da Rede Municipal de Ensino, José Valdisbel, a II Expomatec representou a culminância de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo do ano letivo.
Durante o evento, foram apresentados projetos de “gameficação”, artes, atividades corporais, robótica, ilusionismo e aplicações da matemática no cotidiano. A iniciativa foi vista como inovadora pela gerente do Núcleo de Desenvolvimento Científico, Janice Gomes, que enxerga a Educação Científica como um agente de transformação na formação dos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino.
Para a gerente, a Exposição de Matemática Ciência e Tecnologia é uma ação inovadora e colabora para a transformação e formação dos alunos e alunas de toda a Rede Municipal de Ensino. Janice Gomes ressaltou a importância do Projeto Ciência na Praça, que inclui a matemática e a tecnologia, e destacou o apoio dos gestores, núcleos de Desenvolvimento Científico e de Formação Continuada, além do envolvimento dos alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino.
A Exposição de Matemática Ciência e Tecnologia foi uma oportunidade para os estudantes apresentarem seus conhecimentos e talentos em diferentes áreas, reforçando a importância da matemática no cotidiano e promovendo a interação entre os participantes. O evento se mostrou como uma atividade enriquecedora para os alunos e alunas, contribuindo para o estímulo à criatividade e ao interesse pela ciência e tecnologia, consolidando-se como uma iniciativa de sucesso no município de Arapiraca.