Aquarius São Paulo: Orquestra Experimental de Repertório e Coro Lírico Municipal encantam público com música clássica e popular



No último sábado, a cidade de São Paulo recebeu mais uma edição do Projeto Aquarius, que contou com a participação da Orquestra Experimental de Repertório e do Coro Lírico Municipal. O evento começou pontualmente às 17h30, no Auditório Ibirapuera, e teve como objetivo atrair novos admiradores para a música clássica.

Sob a regência do maestro Roberto Minczuk, os artistas deram início ao concerto com a famosa faixa “O Fortuna”, da cantata “Carmina Burana”, de Carl Orff. Em seguida, apresentaram um trecho da ópera “Il Guarany (O Guarani)”, de Carlos Gomes.

A orquestra manteve o público atento com as peças “Dança Brasileira”, de Camargo Guarnieri, e “O Trenzinho do Caipira”, parte das Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Para unir o clássico ao popular, a cantora Isis Testa, campeã do The Voice Kids no ano passado, assumiu os vocais de “A Menina Dança” dos Novos Baianos, acompanhada pela orquestra. O público dançou e aplaudiu entusiasmado.

Em seguida, a jovem cantou “Tempos Modernos” de Lulu Santos. A orquestra também prestou uma homenagem à Rita Lee, tocando hits como “Saúde” e “Baila Comigo” em versões instrumentais. A cantora Fafá de Belém subiu ao palco e encantou a plateia com sua interpretação da música “Ave-Maria”, de Vicente Paiva e Jaime Redondo, além de sucessos como “Nuvem de Lágrimas” e “Coração do Agreste”. Como surpresa, ela cantou também “Sampa”, de Caetano Veloso.

O encerramento do concerto foi com a união de todos os cantores no palco, interpretando a música “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa. O maestro Roberto Minczuk expressou sua satisfação em reger o concerto em São Paulo, ressaltando a importância do Aquarius em desmistificar a música erudita e promover a conexão entre clássico e popular.

O Aquarius é um projeto que há 50 anos se dedica a formar um novo público para a música clássica e proporcionar acesso à cultura a plateias que normalmente estariam distantes dos grandes concertos. Ao longo dos anos, o projeto trouxe diversidade de sons, com óperas, balés e até mesmo uma homenagem sinfônica aos Beatles.

A edição do Aquarius em São Paulo contou com o patrocínio master da Fundação Theatro Municipal, patrocínio da Vibra e Sabesp, além do apoio do Grupo CCR e da Secretaria Municipal de Cultura. O evento foi uma apresentação do Ministério da Cultura, com realização do GLOBO e CBN, e teve a cidade de São Paulo como Cidade Anfitriã e o Governo de São Paulo como Estado Anfitrião.

O concerto foi um sucesso, atraindo admiradores da música clássica e proporcionando uma experiência cultural enriquecedora para o público da cidade de São Paulo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo