Aprovado projeto de lei para impedir aumentos abusivos de preços de alimentos nos aeroportos, com negociações entre concessionários e empresas fornecedoras.

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados deu um importante passo na luta contra os preços abusivos nos aeroportos brasileiros. Foi aprovado um projeto de lei que visa evitar aumentos desproporcionais nos serviços de alimentação dentro das áreas aeroportuárias, comparando-os com os valores praticados em outras regiões metropolitanas onde se encontram os aeroportos.

O parecer do relator, deputado Neto Carletto (PP-BA), foi o texto aprovado, substituindo o Projeto de Lei 3102/15 do deputado Luis Tibé (Avante-MG). O substitutivo feito pelo relator teve como objetivo corrigir aspectos técnicos da legislação, mantendo intacto o conteúdo original da proposta.

De acordo com o relator, o projeto irá exigir que as administradoras dos aeroportos negociem com as empresas fornecedoras de alimentos para garantir que os preços sejam compatíveis com a realidade de locais semelhantes. Isso certamente resultará em uma redução dos valores praticados atualmente, beneficiando assim os passageiros e usuários dos aeroportos.

Essa medida representa uma importante alteração no Código Brasileiro de Aeronáutica, buscando trazer mais justiça e equidade nos preços dos serviços de alimentação nos aeroportos do país.

O próximo passo agora será a análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo. Caso haja divergências ou houver recurso assinado por 52 deputados, a matéria será apreciada no Plenário da Câmara dos Deputados.

Essa iniciativa visa garantir que os passageiros tenham acesso a preços justos e razoáveis nos serviços de alimentação nos aeroportos, contribuindo para uma experiência mais satisfatória e inclusiva para todos os usuários desses espaços. Acompanhemos de perto os próximos passos dessa importante proposta legislativa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo