A criação da Comenda simboliza um compromisso coletivo em promover a equidade de gênero e valorizar o talento feminino em todas as esferas da nossa sociedade.
O cenário empreendedor alagoano ganhou destaque durante a última sessão ordinária (29), na Assembleia Legislativa de Alagoas, com a aprovação da Comenda de Mérito Vera Arruda, criada pela deputada Gabi Gonçalves (PP), sendo concedida a cinco notáveis mulheres empreendedoras: Vanessa de Holanda, Simone Bert, Neide França, Natália Costa e Paula Vanessa, que se destacam na promoção do desenvolvimento econômico em Alagoas.
“Essa iniciativa simboliza um compromisso coletivo em promover a equidade de gênero e valorizar o talento feminino em todas as esferas da nossa sociedade, essa comenda foi criada para honrar e abraçar a histórias de mulheres excepcionais. É um gesto de apoio e incentivo, mas é principalmente uma voz que se levanta e acredita verdadeiramente no potencial de cada uma de nós”, declarou Gabi Gonçalves.
A Comenda de Mérito Vera Arruda é uma homenagem à renomada estilista alagoana e tem o próposito de reconhecer e incentivar o empreendedorismo feminino. Vera Arruda, cujo nome é sinônimo de dedicação e perseverança, foi uma figura inspiradora que desbravou caminhos para que outras mulheres pudessem seguir seus passos no mundo dos negócios.
As cinco empreendedoras agraciadas com a comenda são exemplos do potencial transformador das mulheres no cenário empresarial. Seus feitos não apenas impulsionaram seus próprios empreendimentos, mas também contribuíram significativamente para a redução da desigualdade de gênero e para o desenvolvimento econômico sustentável em Alagoas.
Maria Veraneide França dos Santos – Fundadora do Dona Neide Comedoria
Maria Veraneide França dos Santos é conhecida pelo empreendimento: “Dona Neide – Comedoria”. Após seu marido abandonar o lar, Neide, como mãe solo, precisou se reinventar e sustentar sua própria família. Ela usou seus conhecimentos com vendas e comércio para sustentar a família, colocando uma pequena mercearia, que logo transformou-se em Bar e Restaurante da Neide.
De acordo com a última pesquisa do Sebrae – Empreendedorismo Feminino no Brasil 2022, 33% dos negócios alagoanos são comandados, pensados ou fundados por mulheres. Baseada nisso, a iniciativa da parlamentar espera que esta ação junte-se à luta pela diminuição da desigualdade de gênero, promovendo o apoio, o reconhecimento e o investimento em mais mulheres.
Durante a sessão que marcou a aprovação da iniciativa, a parlamentar declarou: “Agradeço a todos os parlamentares que apoiaram esta iniciativa e que entendem essa realidade. Que este gesto seja apenas o começo de um compromisso contínuo com a promoção da igualdade e o reconhecimento do mérito, independentemente do gênero”, finalizou a Deputada Gabi Gonçalves.
Com Assessoria