Após a renúncia do Governador Renan Filho no Sábado, várias mudanças no poder público estadual aconteceram. As renúncias foram publicadas no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE-AL) na última sexta-feira (1). As saídas dos secretários foram determinadas pela legislação eleitoral para que ocupantes de cargos eletivos deixassem suas funções e participassem das eleições nacionais, que vão ocorrer em outubro de 2022. Secretários devem concorrer nas eleições do final do ano.
Entre as mudanças nas secretarias do governo do estado, vale destacar a troca feita na Saúde, onde o secretário Alexandre Ayres, em um vídeo publicado no seu perfil nas redes sociais, renunciou ao cargo e, logo após, foi anunciado o também advogado André Luiz Àvila para o comando pasta.
Secretaria de Comunicação
Sai: Ênio Lins
Entra: Joaldo Cavalcante
Procuradoria-Geral do Estado
Sai: Francisco Malaquias de Almeida Júnior
Entra: Samya Suruagy do Amaral Barros
Secretaria de Assistência Social
Sai: Fabiana Pessoa
Entra: Paulo Ferreira Neto
Secretaria de Educação
Sai: Rafael Brito
Entra: José Márcio Augusto
Secretaria de Infraestrutura
Sai: Maurício Quintela
Entra: Fenando Fortes
Secretaria de Saúde
Sai: Alexandre Ayres
Entra: André Luiz Ávila
Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico e Turismo
Sai: Marcius Beltrão
Entra: Não há substituto
Vale lembrar que as mudanças podem ser temporárias, visto que alguns órgãos poderão realizar uma eleição interna para definir um novo secretário.
Durante o discurso de renúncia do último sábado (2) Renan Filho comunicou que disputará uma vaga no Senado. O Ex-Secretário de Educação Rafael Brito, deve concorrer a Vice-Governador ao lado do Paulo Dantas. Já os outros ex-secretários não confirmaram se concorrerão a algum cargo nas eleições de 2022.