Apoio cultural em Bebedouro mantém vivas tradições juninas com apresentações e incentivos para grupos locais.

Grupos culturais nascidos em Bebedouro recebem apoio para manter vivas suas tradições. A comunidade do bairro do Bebedouro ganha destaque nos festejos juninos de 2024 com cinco grupos tradicionais que estão levando a sua arte para diversas apresentações neste mês de junho. Entre esses grupos, destacam-se quatro cocos de roda e uma quadrilha junina, que estão inseridos no Programa de Apoio aos Grupos Culturais, parte do Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS).

Desde dezembro de 2023, esses coletivos culturais, que atuavam em áreas desocupadas como os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Farol, recebem recursos para manter suas atividades e preservar as tradições do patrimônio cultural imaterial da região. Os cocos de roda Reviver, Los Coquitos, Estrela de Alagoas e Pisa na Fulô, juntamente com a Junina Pé de Serra, são beneficiados pelo programa, que busca expandir o número de grupos apoiados.

O coordenador do Coco de Roda Reviver, Roberto Calheiros, destaca a importância do apoio para o grupo, garantindo sua estrutura e possibilitando apresentações que mantêm viva a cultura de Bebedouro. Além das atividades locais, o Coco de Roda Reviver foi selecionado para representar a cultura de Maceió em uma viagem ao Qatar, prevista para acontecer em agosto deste ano.

Já a Junina Pé de Serra, que tem se apresentado em diversas arenas em Maceió e no interior, destaca em seus figurinos e cenários as histórias e tradições culturais do Bebedouro. Com 14 apresentações agendadas apenas para este mês de junho, a Pé de Serra também terá uma apresentação especial na cidade de Caruaru, em Pernambuco, marcando presença em um dos principais palcos das festas juninas no Nordeste.

Os grupos contemplados pelo Programa de Apoio aos Grupos Culturais recebem recursos para contratar profissionais, adquirir figurinos e instrumentos musicais, além de contribuir com o resgate das festividades nos bairros da região. O programa faz parte de uma série de iniciativas previstas no Plano de Ações Sociourbanísticas (PAS), que busca reparar, mitigar ou compensar os impactos da desocupação na região.

Dentre as ações em curso, destaca-se o Inventário de Patrimônio Cultural Imaterial dos bairros do Mutange, Pinheiro, Bebedouro, Bom Parto e Farol, realizado por especialistas da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes/UFAL), que identificam atores culturais e a relação das manifestações tradicionais com as áreas desocupadas. Além disso, estão previstos editais de fomento à cultura, a implantação de espaço de cultura e identidade, e a produção de acervo cultural.

As ações sociourbanísticas fazem parte dos compromissos da Braskem com Maceió, que visam promover o desenvolvimento social, urbanístico e ambiental da região. Os detalhes dessas ações podem ser acompanhados na plataforma de Compromissos com Maceió, disponível em www.braskem.com/compromissosmaceio.

Dessa forma, os grupos culturais nascidos em Bebedouro estão recebendo apoio e recursos para manter vivas as suas tradições, levando as cores, ritmos e alegrias do bairro para os festejos juninos de 2024 e além.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo