Aplicação do Encceja/PPL em unidades prisionais de Alagoas é adiada para outubro, com aumento significativo de inscritos no exame.



Nos dias 29 e 30 de outubro, será realizado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja/PPL) em dez unidades prisionais de Alagoas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) precisou adiar a data prevista inicialmente, que era para a primeira quinzena, e remarcou para o final deste mês.

O estado de Alagoas registrou um impressionante aumento de 48,72% no número de inscritos para o Encceja/PPL em 2024, passando de 1.057 para 1.572. Os aprovados no Ensino Fundamental terão a possibilidade de remir 177 dias de pena, enquanto os aprovados no Ensino Médio poderão reduzir 133 dias. Em 2023, a taxa de aprovação foi de 25%, com 682 inscritos em 2022, chegando a 1.572 no ano seguinte.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira, ressaltou a importância do investimento no sistema prisional, afirmando que o governo do Estado de Alagoas e a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) priorizam a segurança pública e reconhecem que cuidar do sistema prisional é uma forma de cuidar dos alagoanos.

Em nível nacional, de acordo com a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), houve um aumento de 10,52% nas inscrições para o Encceja/PPL. Esse crescimento reflete o interesse crescente das pessoas em situação de prisão em participar do exame e buscar a certificação de competências. A aplicação do exame nas unidades prisionais tem se mostrado uma forma eficaz de oferecer oportunidades de educação e ressocialização para a população carcerária.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo