Apagão em São Paulo foi causado por queda de pipa em subestação, diz Eletrobras em comunicado oficial.



Na última segunda-feira, a Eletrobras divulgou uma informação surpreendente sobre o apagão que afetou cerca de 1 milhão de consumidores em São Paulo e Guarulhos no último sábado (31). De acordo com a empresa, o incidente foi causado por uma rabiola de pipa, feita com uma linha metálica contendo alumínio na composição, conhecida como “linha chilena”, que caiu em uma subestação.

Um vídeo divulgado pela empresa mostra o momento exato do incidente. Às 17h30, a pipa atingiu o primeiro barramento da subestação, gerando um curto-circuito que acionou os sistemas de proteção para evitar danos maiores aos equipamentos, resultando no desligamento do primeiro barramento. Doze segundos depois, a rabiola feita com linha metálica atingiu o segundo barramento, causando um novo curto-circuito e levando ao desligamento total da subestação.

A Eletrobras também revelou que, somente em 2023, registrou cinco incidentes em subestações provocados por pipas. A prática de soltar pipas, balões e fazer queimadas em locais próximos a linhas de transmissão representa um risco não só para as pessoas envolvidas, mas também para o funcionamento da rede elétrica.

É importante ressaltar que a empresa enfatizou a necessidade de conscientização e cuidado por parte da população para evitar situações semelhantes no futuro. Os incidentes causados por objetos cortantes, como pipas, representam um desafio adicional para a segurança das instalações elétricas.

Diante desse cenário, a Eletrobras continua monitorando e tomando medidas preventivas para garantir a estabilidade e o bom funcionamento do sistema elétrico, buscando evitar novos apagões e prejuízos para os consumidores. A conscientização e colaboração de todos são fundamentais para garantir a segurança e o fornecimento de energia elétrica de forma contínua e segura.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo