Segundo os organizadores, a proposta inicial do projeto era levar um pouco de poesia para as inúmeras vítimas das enchentes no estado. Eles ressaltaram a importância da poesia tanto antes quanto depois da catástrofe, destacando que a arte é fundamental em momentos de adversidade.
Um dos poemas selecionados para integrar a antologia é o de Ana Lasevicius, que descreve a trágica situação de um homem que foi vítima das enchentes. A obra retrata de forma sensível e impactante a solidão e a vulnerabilidade daqueles que enfrentam desastres naturais.
A versão digital do livro está disponível para leitura no site da Bestiário, para que os interessados possam acessar e se emocionar com os belos versos escritos em homenagem às vítimas. A coletânea de poemas é uma forma de prestar um tributo poético àqueles que perderam suas vidas ou foram afetados pela calamidade que assolou o Rio Grande do Sul.
A iniciativa da editora em lançar essa antologia demonstra a força e a capacidade da arte de unir as pessoas e transmitir sentimentos de empatia e solidariedade em momentos difíceis. A poesia se mostra como um refúgio e uma forma de expressão diante das adversidades, trazendo conforto e reflexão para aqueles que precisam de acolhimento e esperança.