Anta resgatada com queimaduras morre em SP após incêndio em canavial: esforços para salvar o animal não foram suficientes.



 

Anta resgatada com corpo queimado em incêndio não resistiu e morreu após dois dias de luta

Na noite de sexta-feira (13), uma triste notícia abalou a todos os envolvidos no resgate de uma anta que foi encontrada com graves queimaduras em um incêndio que atingiu um canavial em Andradina, no estado de São Paulo. O mamífero, que havia sido resgatado na quinta-feira (12) e transferido para a Associação Mata Ciliar em Jundiaí, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Apesar de todos os esforços da equipe veterinária, que incluíram cuidados intensivos e monitoramento constante do animal, as queimaduras que atingiram 100% do corpo da anta foram irreversíveis. Cristina Harumi, coordenadora de fauna da Mata Ciliar, lamentou a perda e ressaltou o trabalho árduo de todos os envolvidos no resgate do animal.

A anta, que pesava cerca de 200 quilos, foi encontrada deitada próximo ao canavial, em estado de desorientação e debilidade, por uma funcionária de uma usina sucroalcooleira da região. O sofrimento do animal era tamanho que ele foi descrito como aguardando a morte, de acordo com informações divulgadas pela ONG.

Para transportar a anta até a Mata Ciliar, foi necessário sedá-la devido à gravidade de suas feridas. Com o corpo completamente queimado, sem pelos e com lesões severas nas patas, a anta apresentava também problemas respiratórios devido à inalação de fumaça durante o incêndio. A situação era considerada crítica pelos especialistas envolvidos no caso.

A Associação Mata Ciliar é especializada no cuidado de animais de grande porte vítimas de queimaduras, e lamentou profundamente a perda desse exemplar. O trabalho de resgate de animais selvagens feridos ou em situação de risco é fundamental para a conservação da fauna brasileira, e casos como o da anta resgatada em Andradina reforçam a importância da conscientização e da preservação do meio ambiente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo