Com este resultado, o Amazonas estende sua série invicta para quatro partidas, tendo anteriormente vencido o Botafogo-SP por 1 a 0, empatado sem gols contra o América-MG e empatado em 1 a 1 com o Guarani. Em contrapartida, o Ituano amarga agora uma sequência de cinco jogos sem vitória, incluindo derrotas para Santos e CRB, e empates sem gols contra América-MG e Vila Nova.
A vitória trouxe alívio e esperança para o Amazonas, que somou mais três pontos, chegando a 24 e ocupando a 12ª posição do campeonato. Já o Ituano segue sua difícil jornada, permanecendo na penúltima colocação com apenas 13 pontos, imerso na zona de rebaixamento.
A ameaça do descenso à Série C ainda paira sobre Chapecoense e Brusque, com 19 pontos cada, e Guarani, com 11. No outro extremo da tabela, Santos lidera com 34 pontos, seguido de Novorizontino e América-MG, ambos com 30, e Sport com 29. Mirassol e Vila Nova, com 29 pontos, são os mais próximos perseguidores do grupo de acesso, mas perdem no saldo de gols: 6 contra 4 contra 1.
A partida teve um início morno, com a primeira chance clara de gol saindo apenas aos 11 minutos, em uma cabeçada perigosa de Barros após cobrança de falta de Diego Torres. O Amazonas quase ampliou com finalizações de Sassá e Alvariño, passando perto do travessão.
O momento decisivo do primeiro tempo veio aos 39 minutos, quando Guilherme Lazaroni foi expulso após cometer falta sobre Matheus Serafim. A arbitragem inicialmente sinalizou pênalti, mas o VAR corrigiu para uma falta fora da área. Renan Castro, na cobrança, acertou a trave, e nas tentativas subsequentes, tanto Alvariño quanto Erick Varão foram impedidos pelo goleiro adversário, Jefferson Paulino. Ainda nos acréscimos, Diego Torres e Sassá quase balançaram as redes para os donos da casa.
Mesmo com um jogador a mais, o Amazonas encontrou dificuldades para criar chances na segunda etapa. A persistência finalmente foi recompensada aos 18 minutos. Sassá fez o papel de pivô para Luan Silva, que limpou o marcador e finalizou, contando com um desvio no caminho para marcar o gol da vitória.
Aos 22 minutos, mais uma oportunidade com Sassá, desta vez para Diego Torres, que desperdiçou. A situação do Ituano se complicou ainda mais aos 26 minutos, quando Vinícius Paiva foi expulso por um segundo cartão amarelo. Com dois jogadores a mais, o Amazonas pressionou, mas sem ampliar o marcador.
As equipes voltam a campo no próximo sábado (10) às 17h para a 20ª rodada da Série B. O Ituano enfrenta a Chapecoense no estádio Novelli Júnior, em Itu (SP), enquanto o Amazonas visita o Sport na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE).
Ficha Técnica:
Amazonas 1 x 0 Ituano
Amazonas: Marcão; Ezequiel (Tiago Cametá), Alvariño, Renan Castro e Fabiano; Barros, Erick Varão (Ênio), Diego Torres e Rafael Tavares (Luan Silva); Matheus Serafim (Cocote) e Sassá (William Barbio). Técnico: Rafael Lacerda.
Ituano: Jefferson Paulino; Marcinho (Aluísio), Claudinho, Guilherme Mariano e Guilherme Lazaroni; Rodrigo (Neto Berola), Miquéias, Xavier (Gabriel Falcão) e Bruno Xavier (Léo Oliveira); Vinícius Paiva e Show (Vinícius Poz). Técnico: Alberto Valentim.
Gol: Luan Silva aos 18 minutos do segundo tempo.
Cartões Amarelos: Alvariño e Cocote (Amazonas); Marcinho e Léo Oliveira (Ituano).
Cartões Vermelhos: Guilherme Lazaroni e Vinícius Paiva (Ituano).
Arbitragem: Arthur Gomes Rabelo (ES).
Renda e Público: Não disponíveis.
Local: Estádio Carlos Zamith, Manaus (AM).