Cerca de 53 mil alunos da rede municipal de ensino de Maceió vão receber kits de alimentação escolar a partir desta quarta-feira (30). Os kits são compostos de 4 pacotes de floco de milho, 1 quilo de feijão, 2 quilos arroz, 2 pacotes de macarrão, dois pacotes de biscoitos doces e salgados e duas latas de sardinha em conserva, sendo fundamentais para garantir alimento na mesa de estudantes carentes, especialmente neste período de pandemia da Covid-19.
A entrega dos kits foi possível graças a um projeto de lei relatado no Senado pelo senador Rodrigo Cunha (PSDB), que garantiu a distribuição dos alimentos das merendas escolares às famílias das crianças e adolescentes que durante a pandemia do coronavírus estão com suas aulas suspensas. A medida assegura a alimentação a milhões de crianças e jovens que dependem das refeições normalmente servidas nas escolas públicas.
“Hoje é uma data muito importante, porque com a entrega destes kits o município de Maceió está garantindo a alimentação de milhares de crianças neste período extremamente difícil para todas as famílias brasileiras, em especial para as mais humildes. No Senado relatei o projeto de lei que garante esta conquista e agora os resultados são colhidos em nossa capital. Seguiremos trabalhando em Brasília para garantir acesso a alimentos, à educação, à saúde e a muitos outros avanços para o povo de Alagoas”, destacou o senador alagoano.
O empenho de Rodrigo Cunha na relatoria do projeto foi destacado pelo secretário municipal de Educação de Maceió, Elder Maia. “Sem o empenho do senador Rodrigo Cunha um projeto desta dimensão teria mais dificuldades de aprovação rápida no Senado. O trabalho do senador foi vital para que chegássemos hoje neste dia de entrega dos kits. Todos os 53 mil alunos de nossa rede vão receber os alimentos, a partir de hoje e ao longo do segundo semestre. A Educação de Maceió tem sempre o apoio de Rodrigo Cunha em suas demandas e este apoio faz toda a diferença”, disse Maia.
O projeto aprovado com relatoria de Rodrigo Cunha garante que cada secretaria de educação dos estados e municípios decidirão como distribuir a merenda, que chegará às casas dos alunos por meio de gêneros alimentícios como os kits entregues a partir de hoje em Maceió. Os Conselhos de Alimentação Escolar vão acompanhar a ação, que se estenderá ao longo de todo o período em que estiverem suspensas as aulas. Após esta ação do senador alagoano, os kits começaram a ser entregues em várias partes do Brasil e também em Alagoas.
Em seu relatório produzido para a aprovação do projeto, o senador apontou que a distribuição de merendas é um apoio fundamental às famílias que vivem em situação de extrema pobreza. Segundo o IBGE, há 13,5 milhões de pessoas nessa situação no Brasil. Em Alagoas, 17,2% da população sobrevivem com menos de R$ 8 por dia.