Na cerimônia de abertura, realizada na segunda-feira (13), as escolas Sesi tiveram a grata surpresa de ganhar três medalhas de bronze da Olimpíada Alagoana de Matemática (OAM), sendo duas do Nível 1 (6º e 7º ano) e uma do Nível 3 (Ensino Médio). Além disso, os alunos receberam seis menções honrosas, sendo duas no Nível 1, três no Nível 2 e uma no Nível 3. A cerimônia foi tão prestigiada que lotou o auditório do Centro de Inovação do Jaraguá.
Esses resultados são fruto de um trabalho árduo por parte dos alunos, que se prepararam através do Polo de Astronomia e Matemática (PAM) do Sesi. As aulas, ministradas no contraturno escolar, contaram com professores especialmente capacitados, e se estenderam de março até novembro. A aluna Mayara Falcão comentou sobre a emoção de receber a premiação: “Foi muito emocionante quando eu soube que conquistei a premiação. Ganhar a menção honrosa foi muito especial para mim”.
Outro destaque foi a participação na MatExpo, onde os alunos do Sesi conquistaram duas medalhas. A Escola Sesi Senai Benedito Bentes ganhou uma medalha de ouro e uma de prata, com os projetos “Harmonia Matemática” e “Emocionômetro Matemático”, respectivamente. O primeiro projeto explorou a conexão entre matemática e música, utilizando o monocórdio, ukelele e o labdisc para compreender o conceito de limite de maneira musical. O segundo projeto analisou a variação da frequência cardíaca dos alunos durante atividades matemáticas, relacionando-a aos processos cognitivos.
A professora de Matemática Francisca Nogueira destacou que a conquista das premiações no maior evento da disciplina em Alagoas é a coroação de um trabalho feito por muitas mãos. “Para nós, é de extrema satisfação e orgulho enorme dos nossos alunos”, afirmou. As imagens das premiações podem ser conferidas no site oficial do evento. A premiação dos alunos do Sesi Cambona e Sesi Senai Benedito Bentes é o reflexo do empenho, dedicação e talento destes estudantes em matemática.