Na etapa anterior, realizada em junho, quase 340 mil alunos de 900 escolas participaram, sendo 153.380 da rede estadual. A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou a importância da OBMEP, que oferece oportunidades aos medalhistas. Os participantes terão três horas para responder a seis questões discursivas, sendo obrigatório levar documento com foto, lápis, borracha e caneta esferográfica azul ou preta. O uso de celulares e eletrônicos durante a prova é proibido.
O coordenador da OBMEP em Alagoas, Adelailson Peixoto, destacou a relevância da competição, considerada a maior do mundo no segmento. Além de medalhas, a olimpíada oferece bolsas de estudo e acesso a universidades sem a necessidade de vestibular. Estudos realizados pelo IMPA mostram que escolas participantes da OBMEP geralmente apresentam melhor desempenho no Enem e no SAEB.
A preparação para a segunda fase envolve muito estudo e dedicação por parte dos alunos, que buscam não apenas alcançar uma boa colocação na competição, mas também desenvolver suas habilidades matemáticas. A OBMEP é uma iniciativa que estimula o interesse pela matemática e reconhece o talento dos estudantes, incentivando o aprendizado e a busca pelo conhecimento.