Novas remessas com doses da vacina contra a Covid-19 chegam a Alagoas semanalmente, fazendo avançar a campanha de vacinação com a mudança constante de faixa etária e grupos prioritários. Essa dinâmica acaba gerando dúvidas na população e, para explicar tudo sobre os imunizantes contra o novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) implantou o Alô Vacina, onde 2.484 ligações já foram recebidas em dois meses de funcionamento.
O serviço, que funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, desde fevereiro deste ano, atende por meio no número 0800-082-0019 e conta com enfermeiros plantonistas, que esclarecem dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. Seja para tirar dúvidas sobre o público alvo atual ou a faixa etária e os pontos de vacinação, qualquer alagoano pode acionar o Alô Vacina, que também presta esclarecimentos sobre os componentes dos imunobiológicos e quais reações adversas a vacina pode causar.
Para Diego Hora, gerente de Vigilância e Controle de Doenças Transmissíveis da Sesau, o Alô Vacina é uma ferramenta de gestão, que tem se mostrado muito útil para o Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), levando mais informação para o povo alagoano.
“A iniciativa da Sesau tem garantido que a população consiga as informações necessárias sobre a vacinação, tirando dúvidas de forma clara, objetiva e transparente. O canal de comunicação gera mais proximidade e as pessoas conseguem, de certa forma, se sentirem acolhidas pelos profissionais nesse momento difícil de pandemia”, disse Diego Hora, ao ressaltar que, a população também pode usar o Alô Vacina para denunciar irregularidades no processo de vacinação.