ALIADO? – Arthur Lira cita “próximo mandato” de Lula ao defender cautela sobre isenção de IR para PLR – com Jornal Rede Repórter

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) defendeu prudência na proposta de isentar do Imposto de Renda a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) paga a trabalhadores. A declaração ocorreu nesta quarta-feira (26), durante a cerimônia de sanção da lei que amplia a faixa de isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil mensais.

Relator da reforma do Imposto de Renda na Câmara, Lira afirmou que a discussão sobre mudanças na tributação da PLR exige “mais calma” e pode ganhar força “no próximo mandato” ao qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “possa concorrer”. A menção ao eventual quarto governo do petista foi recebida com aplausos durante o evento no Palácio do Planalto.

“O tamanho do impacto a gente teria de trabalhar, presidente Lula, em outro momento, com mais calma, talvez até no próximo mandato a que Vossa Excelência possa concorrer”, declarou o parlamentar alagoano.

No início da solenidade, Lula já havia sido cobrado por representantes de centrais sindicais sobre o tema. O presidente reconheceu que a discussão avançará em algum momento, mas sem indicar prazos. “É uma coisa em que a gente vai ter que avançar. Não sei quando, mas nós vamos avançar”, disse.

Atualmente, a PLR é isenta até R$ 7.640. Acima desse teto, a tributação ocorre conforme tabela progressiva que vai de 7,5% a 27,5%.

A fala de Lira reacende o debate sobre o papel do Imposto de Renda na política econômica e eleitoral que se desenha para 2026, especialmente diante do protagonismo do deputado alagoano na tramitação das mudanças aprovadas neste ano.

Sair da versão mobile