Os estados mais afetados pela previsão de chuvas intensas são Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, onde são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 a 60 km/h. A situação também preocupa a região da Bahia, especialmente nos arredores de Ilhéus, e parte do litoral catarinense.
Alertas de perigo potencial estão presentes em quase todo o país, alertando para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas áreas afetadas. O Norte do país continua sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que explica as chuvas constantes na região.
Diante desse cenário, o Inmet recomenda que a população evite enfrentar o mau tempo, observe alterações nas encostas e desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Outras orientações incluem permanecer em local abrigado, não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, proteger os pertences da água em sacos plásticos em caso de inundação e contatar a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em situações de emergência.
Portanto, é importante que os moradores estejam atentos e sigam as recomendações de segurança para minimizar os possíveis impactos das chuvas intensas em todo o país.