De acordo com as informações meteorológicas, há um grande acumulado de nuvens e chuvas em áreas contíguas continentais, o que favorece a continuidade das chuvas em Alagoas, onde o volume esperado pode ultrapassar os 80 mm nas próximas 48 horas. É importante destacar a atenção especial para o Litoral e Zona da Mata alagoana, assim como para a região metropolitana de Maceió, onde a quantidade de chuva já ultrapassou os 40 mm apenas nas últimas 24 horas.
O Superintendente de prevenção em desastres naturais, Vinícius Pinho, enfatizou a importância da atualização do aviso para Alerta, o que demanda uma maior atenção por parte da população. Em conjunto com a Defesa Civil (Estadual e Municipais) e Corpo de Bombeiros, é recomendado que as pessoas estejam atentas às orientações das autoridades.
Com as chuvas previstas, há risco de alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, e possibilidade de cheias em pequenos riachos, especialmente na Zona da Mata, Litoral, Agreste e Baixo São Francisco. Além disso, o risco de deslizamentos em áreas de encosta também aumenta.
Até o momento, não há alerta de transbordamento dos principais rios e riachos do Estado, de acordo com o monitoramento hidrológico. A Sala de Alerta permanece em constante monitoramento e estará em plantão durante a vigência do Alerta.
Para acompanhar a previsão do tempo e os níveis dos principais rios, é possível acessar o site da Semarh por meio dos links indicados. A população deve se manter informada e seguir as recomendações das autoridades para garantir a segurança de todos durante esse período de alerta.