Alerta laranja de chuvas intensas em 11 estados do Brasil; previsão de acumulados acima de 200 mm e potencial de transtornos provocados pelo mau tempo.



O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas que atingirão 11 estados brasileiros nesta quinta-feira (26/12). Os estados afetados são: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia. Além disso, há alerta amarelo para outras regiões e estados do país.

Segundo o Inmet, a partir desta quinta-feira, a primeira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) do verão se formará sobre o Brasil e permanecerá ativa por pelo menos quatro dias, até a próxima terça-feira (29/12). Durante esse período, são esperadas chuvas intensas no Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país, com acumulados que podem ultrapassar os 200 mm, sendo a Região Sudeste a mais susceptível a esses volumes.

Nos dois primeiros dias da ZCAS, o sistema influenciará principalmente o Sudeste, com previsão de chuvas mais intensas a partir da tarde. Já na sexta-feira (27/12), há potencial para chuvas de moderada intensidade, aumentando o risco de inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos, principalmente no norte e leste de São Paulo, em Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso.

No fim de semana, o canal de umidade se deslocará para o norte, atingindo o Rio de Janeiro, Minas Gerais e a Região Norte do país, reduzindo o risco de chuvas intensas sobre a região metropolitana de São Paulo. Entretanto, outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas e Maranhão permanecem em alerta para chuvas intensas.

Na segunda-feira (30/12), o canal de umidade perderá intensidade e configuração, não sendo mais considerado uma ZCAS. No entanto, ainda há alerta para chuvas intensas em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Região Norte e interior do Maranhão. A população deve ficar atenta aos comunicados do Inmet e tomar as devidas precauções diante desse cenário de alerta para chuvas intensas em diversas regiões do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo