Além disso, dois alertas foram classificados como de nível laranja, que representam um grau maior de perigo e cobrem verticalmente o país. Nestes casos, a previsão aponta chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos que podem chegar a 100 km/h. O Inmet alerta para a necessidade de precaução, evitando abrigo sob árvores durante rajadas, devido ao risco de queda de galhos e descargas elétricas.
Os estados de todas as regiões do Brasil estão sob aviso para a possibilidade de chuvas intensas ao longo do dia, o que requer cuidado e atenção por parte da população.
Enquanto isso, na Região Sul do país, a situação é oposta, com a persistência de uma onda de calor que deve durar até o próximo domingo (9/2), devido à estiagem. O Inmet emitiu alertas relacionados às altas temperaturas na região, com dois níveis de perigo: perigo e perigo potencial.
Em destaque, a cidade de Quaraí, no Rio Grande do Sul, é uma das mais afetadas pela intensa onda de calor, tendo registrado uma máxima de 43,8°C. O instituto alerta que as temperaturas máximas podem chegar entre 35°C e 40°C no estado gaúcho, podendo superar os 42°C no oeste do Estado e se aproximando dos 40°C na Grande Porto Alegre até quarta-feira.
As condições climáticas extremas em diferentes regiões do Brasil exigem atenção e cuidado por parte da população para se prevenir de eventuais danos causados pela chuva intensa e pelas altas temperaturas.