A notícia logo se espalhou e gerou preocupação entre os cidadãos dessas regiões. Entretanto, a Defesa Civil do estado de São Paulo, em comunicado realizado durante a madrugada, esclareceu que não emitiu nenhum alerta de terremoto e que, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), não houve nenhum registro de abalo sísmico no estado.
Diante da situação, o Google foi procurado pela Agência Brasil para esclarecer o ocorrido e até o momento não forneceu informações detalhadas sobre o alerta emitido pelo Sistema de Alertas de Terremoto do Android. Vale destacar que, de acordo com a empresa, o Google Play Services para segurança e emergência pode utilizar a localização e outras informações do smartphone para fornecer serviços de alerta em caso de desastres naturais.
Apesar do susto provocado pelo alerta de terremoto, as defesas civis municipais não registraram nenhuma ocorrência relacionada ao suposto evento sísmico. A situação levanta questionamentos sobre a eficácia e precisão dos sistemas de alerta utilizados para prevenir catástrofes naturais, demonstrando a importância de verificar a veracidade das informações divulgadas por tais aplicativos e serviços de emergência.