Segundo o Inmet, as áreas em alerta podem registrar chuvas intensas, com volumes que variam de 30 a 60 mm por hora. Além disso, a previsão é de ventos fortes, com velocidades entre 60 e 100 km/h, o que pode ocasionar queda de granizo, interrupção no fornecimento de energia elétrica, danos nas plantações, queda de árvores e possíveis alagamentos.
No Estado do Paraná, o alerta laranja abrange praticamente todas as regiões, assim como a parte norte de Santa Catarina, incluindo o Vale do Itajaí. Em São Paulo, as áreas mais afetadas são o litoral sul e as regiões que englobam Presidente Prudente e Assis. Já em Mato Grosso do Sul, os trechos sudoeste e leste estão em alerta.
No entanto, nas regiões do Acre, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso, o alerta é para “perigo potencial” de tempestades. Assim como nas outras áreas, o aviso nessas regiões também expira no domingo.
É importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções diante desse cenário de alerta para tempestades em diversas partes do país. A recomendação é evitar sair de casa, manter-se informado sobre as condições climáticas e caso necessário, seguir as orientações dos órgãos competentes para garantir a segurança de todos.