O alerta da Defesa Civil vem após as cidades do Litoral, Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco terem entrado em estado de alerta devido às previsões de chuvas intensas até o próximo domingo. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) foi a responsável por emitir o aviso.
De acordo com a Semarh, as condições meteorológicas atuais estão propícias para a formação de nebulosidade na costa leste da região Nordeste, o que pode resultar em chuvas de intensidade fraca a moderada em todo o estado de Alagoas. Com isso, os municípios correm o risco de registrar acumulados significativos de chuva, aumentando a possibilidade de alagamentos, principalmente em áreas com problemas de drenagem urbana.
Além disso, a Semarh alerta para o aumento do nível de pequenos rios e riachos, assim como para a elevação do risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta. A população deve ficar atenta e seguir as recomendações dos órgãos competentes para evitar possíveis acidentes decorrentes das chuvas intensas que têm atingido o estado de Alagoas nos últimos dias.