De acordo com a SPDEN, o aviso entrou em vigor a partir da noite de quarta-feira, 17, e deve se intensificar ao longo da quinta-feira, podendo se estender até a sexta-feira. Nas demais regiões de Alagoas, há a possibilidade de chuvas, mas sem risco significativo associado.
A previsão meteorológica aponta para a atuação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera, o que favorece a formação de nebulosidade convectiva sobre a costa leste da região Nordeste do Brasil. Com isso, é esperada a ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte em todo o estado nas próximas 72 horas.
A SPDEN recomenda especial atenção para as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste, onde as instabilidades que se formam podem gerar acumulados de chuva mais expressivos. Estes acumulados podem causar alagamentos, principalmente em áreas com deficiência de drenagem urbana, além de elevar o nível de pequenos rios e riachos, aumentando o risco de deslizamentos em áreas de encosta.
Nas outras regiões ambientais do Estado, a previsão também indica a possibilidade de chuvas, porém sem risco associado. A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser emitidas a qualquer momento. É importante que a população esteja atenta e tome as devidas precauções diante desse cenário de alerta.






