O presidente em exercício observou que, anteriormente, o Brasil enfrentava tarifas que chegavam a 50%, muito superiores às de seus concorrentes diretos, que operavam dentro de uma faixa de 10% a 15%. Alckmin enfatizou que essa nova estrutura tarifária é essencial para facilitar o escoamento dos produtos brasileiros para os Estados Unidos, promovendo assim a geração de emprego e renda no país. “A tarifa média de entrada dos produtos americanos no Brasil é de apenas 2,7%”, afirmou, justificando que a alteração nas tarifas pode beneficiar a balança comercial brasileira, já que os EUA, em grande parte, apresentam um déficit em sua conta com o Brasil e outros países.
Além disso, Alckmin mencionou a importância de uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Trump, programada para março, que poderá abrir novos canais de negociação. Para ele, essa viagem é uma oportunidade não apenas para discutir as tarifas, mas também assuntos de natureza não tarifária que podem influenciar as relações comerciais entre os dois países.
Em um panorama mais amplo, embora os Estados Unidos não sejam o principal parceiro comercial do Brasil — posição que pertence à China —, representam o terceiro maior mercado para produtos brasileiros, particularmente os de maior valor agregado, como industriais e manufaturados.
Contudo, Alckmin não deixou de mencionar sua preocupação com a manutenção das investigações comerciais contra o Brasil, à semelhança do que ocorre com a China, especificamente citando a chamada Seção 301. Ele criticou as investigações iniciadas pelos Estados Unidos sobre o sistema de pagamentos brasileiro, o PIX. Alckmin defendeu esse sistema como um modelo global, afirmando que ele proporciona segurança e benefícios claros à população, além de não acarretar custos.
As declarações ocorreram durante o lançamento da Campanha da Fraternidade no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que aborda a temática “Fraternidade e Moradia”. Quando questionado sobre uma possível candidatura em futuras eleições — seu nome tem sido cogitado para o governo de São Paulo ou até mesmo para o Senado —, Alckmin desconversou. Ele preferiu não aprofundar sobre suas intenções políticas, usando a frase “Existem dois tipos de ansiosos, os jornalistas e os políticos”, para encerrar a coletiva.







