ALAGOAS – Workshop Revoluciona Licenciamento Empresarial no Agreste Alagoano com Menos Burocracia para 28 Municípios

Na última segunda-feira (26), Arapiraca, localizada no Agreste alagoano, foi palco de um importante evento que visou modernizar e simplificar o licenciamento empresarial no estado. Organizado pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), a 2ª edição do Workshop de Modernização e Simplificação do Licenciamento e Registro de Empresas apresentou soluções para reduzir a burocracia e aumentar a eficiência no processo de obtenção de licenças e alvarás, abrangendo 28 municípios da região.

O evento, realizado na subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB-AL), é parte do avanço da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado. Com o objetivo de integrar e agilizar os procedimentos, o workshop destacou as funcionalidades e impactos do Portal Facilita Alagoas, um sistema que facilita o registro e a emissão de documentos empresariais.

Carlos Araújo, vice-presidente da Juceal, ressaltou a importância do licenciamento para a operação legal dos negócios, destacando que o foco do encontro foi garantir que os empresários possam não apenas registrar suas empresas, mas também obter as licenças necessárias para operar. Ele enfatizou que o esforço ajuda a criar empregos e renda na região.

O evento também apresentou a estratégia de consultorias in loco, onde cada município terá seu zoneamento e atividades econômicas mapeadas para automatizar a consulta prévia de localização – etapa fundamental para a abertura de novos negócios. A proposta é tornar o processo mais acessível e integrado, evitando duplicações na emissão de documentos como alvarás e licenças sanitárias e ambientais.

Com o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), o workshop também definiu um cronograma de visitas para implementação do projeto em várias cidades da região. Esta iniciativa faz parte da fase 2 da Redesim, anunciada para aprimorar o sistema de registros e integrar totalmente os serviços, beneficiando não apenas o ambiente empresarial, mas também a economia local.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo