ALAGOAS – “Vida Nova nas Grotas é destaque em seminário sobre melhorias habitacionais promovido pelo Ipea”


O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), está participando do Encontro de Melhorias Habitacionais – da saúde do habitat à economia popular, promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que começou hoje, dia 24, e vai até a próxima quinta-feira, dia 26, em Brasília. A secretária Especial de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Setrand, Andreia Estevam, está apresentando o programa Vida Nova nas Grotas na mesa de Melhorias Habitacionais e Modelos de Gestão e Execução.

O objetivo do encontro é mostrar para as principais instituições federais, relacionadas à política de melhorias habitacionais, as pesquisas, iniciativas e soluções em curso que indiquem convergências programáticas de agendas e de objetivos específicos. O programa Vida Nova nas Grotas é apresentado como um exemplo de sucesso na categoria de ‘Programas de Melhorias que Inovam em Gestão e Parcerias com Estados, Municípios e Entidades’, ao lado de representantes do Paraná e Paraíba.

Durante a apresentação, são destacados o histórico do programa, sua estrutura, as articulações entre secretarias e as questões de integração social. Segundo Andreia Estevam, participar desses eventos e mostrar o Vida Nova nas Grotas é necessário para evidenciar a lógica do programa, que começa com obras de acessibilidade e mobilidade e depois passa para as melhorias habitacionais e ações sociais. A secretária ressaltou a importância do direito à moradia e como o programa serve de exemplo para outras regiões do Brasil e do mundo.

Além da apresentação sobre o Vida Nova nas Grotas, o evento também conta com a apresentação de pesquisas do Ipea que abordam problemas, custos, capacidades técnicas, modelos de sucesso, entre outros aspectos relacionados às melhorias habitacionais. A participação do Governo de Alagoas nesse tipo de evento é fundamental para incentivar novas pesquisas e promover práticas satisfatórias.

O programa Vida Nova nas Grotas é uma iniciativa que visa promover melhorias habitacionais, acessibilidade e mobilidade urbana, inclusão social, desenvolvimento econômico, saúde, educação, entre outras áreas. Até o momento, 71 comunidades da capital alagoana já foram beneficiadas, representando um investimento de R$ 200 milhões.

O Encontro de Melhorias Habitacionais promovido pelo Ipea é uma oportunidade para compartilhar experiências e buscar soluções inovadoras na área, visando a melhoria da qualidade de vida da população. Essa participação do Governo de Alagoas demonstra o compromisso do estado em buscar alternativas para resolver os desafios relacionados à habitação e promover o desenvolvimento urbano de forma sustentável.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo