A turma do Curso de Habilitação de Oficiais da Polícia Militar conta com 150 subtenentes que estão aperfeiçoando seus conhecimentos para serem promovidos ao oficialato. Desde 2002, o Proerd é desenvolvido em escolas públicas, particulares e filantrópicas, orientando mais de 450 mil jovens e crianças sobre a valorização da vida e a importância de evitar drogas e violência.
Ronaldo destacou a importância da PM como instrumento para garantir a democracia e a vida do povo. Elogiou o Proerd, ressaltando que a instituição não apenas faz a segurança física, mas também impacta positivamente na sociedade, combatendo drogas e violência. Ele afirmou: “Saio daqui energizado, fortalecido, ao ver quantas pessoas, além de garantir a segurança física, estão transformando vidas. Lutando contra as drogas, combatendo a violência, fazendo com que a sociedade acredite e saiba que há esperança. Hoje, temos orgulho da PM de Alagoas”.
Além disso, Ronaldo ressaltou a importância da promoção do autocuidado, bem-estar e qualidade de vida para profissionais da segurança pública. Ele reconheceu os desafios enfrentados pelos policiais no dia a dia e expressou seu orgulho pela dedicação. “Esse programa é de uma importância enorme. O estresse e a violência a que o policial é submetido para resolver os problemas da sociedade são enormes. É fundamental que eles estejam bem mentalmente quando se aposentam”, disse.
O evento contou com a presença da gerente estadual do Proerd, coronel RR Valdenize Ferreira, a coordenadora do Proerd na Polícia Militar, major Beatriz Argolo, o comandante do policiamento da Região Metropolitana, coronel Pantaleão, e o chefe de Prevenção e Articulação Política da Secretaria da Segurança Pública, tenente-coronel Iran Rego, que representou o secretário Flávio Saraiva.
O Proerd é uma iniciativa importante que busca educar e conscientizar as crianças e jovens sobre os perigos das drogas e da violência, visando a construção de uma sociedade mais segura e saudável. É um programa que tem impactado de forma positiva a vida de muitas pessoas, comprovando a importância do trabalho da Polícia Militar não apenas na segurança física, mas também na prevenção de crimes e na valorização da vida das pessoas.