De acordo com o Programa Nacional de Imunização de Alagoas (PNI/AL), entre as vacinas recomendadas para gestantes estão a hepatite B recombinante, difteria e tétano (dT), além da vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto (dTpa), que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Além dessas, as vacinas contra influenza e Covid-19 são também recomendadas, de acordo com as campanhas sazonais.
A coordenadora Rafaela Siqueira destaca que as vacinas são seguras e eficazes, fortalecendo o sistema imunológico da gestante e transferindo anticorpos para o bebê via placenta e amamentação. Entre os benefícios, está a proteção do recém-nascido contra a coqueluche, uma doença grave no início da vida.
As gestantes devem buscar os postos de vacinação municipais apresentados pelas secretarias de Saúde em Alagoas. É fundamental levar o Cartão de Vacinação para registro das doses aplicadas, em cumprimento às normas do Ministério da Saúde.
Rafaela lembra que algumas vacinas, como as de vírus vivos atenuados, são contraindicadas durante a gestação. O acompanhamento pré-natal é essencial para garantir orientações seguras e personalizadas para cada gestante, promovendo uma imunização eficaz e responsável.