Essa iniciativa visa oferecer a oportunidade para os alagoanos realizarem o gesto voluntário de doação de sangue durante o feriado, especialmente para aqueles que não têm disponibilidade nos dias úteis ou aos sábados. Além da coleta de sangue, os núcleos Laboratorial, de Hematologia e de Dispensação de Sangue também estarão em funcionamento normal para atender os pacientes hematológicos, processar e distribuir os hemocomponentes aos hospitais e maternidades.
Para ser um doador de sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade e peso igual ou superior a 50 quilos. Menores de 18 anos devem apresentar um documento de identificação oficial com foto e estar acompanhados dos pais ou de um responsável legal.
Existem alguns impedimentos definitivos e temporários para a doação de sangue. Pessoas que contraíram doenças como Chagas, HIV, sífilis e hepatite após os 11 anos estão permanentemente proibidas de doar. Já os impedimentos temporários incluem ter feito tatuagens, maquiagem definitiva, colocado piercings, ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas ou dormido menos de seis horas na noite anterior.
A doação de sangue é essencial para salvar vidas e manter os estoques dos hemocentros abastecidos. Portanto, essa ação especial no feriado de Corpus Christi é uma oportunidade para mais pessoas contribuírem para essa causa nobre. Se você atende aos requisitos e não possui nenhum impedimento, considere fazer sua doação e ajudar a quem mais precisa.