Em Maceió, as unidades Trapiche (ao lado do Hospital Geral do Estado) e Via Expressa (anexo ao Hospital Metropolitano de Alagoas) estarão recebendo doações de sangue no sábado (30), das 7h30 às 17h. Já em Arapiraca, a Unidade Eldorado, próxima à Escola Alternativa, irá receber doações de sangue no sábado (30), das 7h30 às 12h e de 13h às 16h. No entanto, a coleta de sangue será suspensa na segunda-feira (1º).
A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, ressalta a importância das doações de sangue e convida os alagoanos a aproveitarem essa última oportunidade de 2023 para fazer a diferença na vida de quem necessita de transfusões. Ela destaca que é fundamental refletir sobre as ações voluntárias realizadas ao longo do ano e incentiva a doação de sangue como uma causa nobre para salvar vidas.
Para doar sangue, é importante atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, como ter entre 16 e 69 anos, apresentar um documento de identificação com foto, pesar no mínimo 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Além disso, é imprescindível que o doador não tenha sido acometido por determinadas doenças e que siga algumas recomendações, como não ingerir bebida alcoólica na noite anterior à doação.
Verônica Guedes também destaca que, devido ao período de confraternização, é importante lembrar que a doação de sangue não é permitida para pessoas gripadas, com Covid-19 ou Influenza, e que quem colocou piercing, fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação está impedido de doar sangue pelos próximos 12 meses.
Portanto, a equipe do Hemoal estará atuando durante o Feriadão do Réveillon para garantir que as necessidades de sangue estejam supridas e que os pacientes que dependem de transfusões recebam o atendimento necessário. A doação de sangue é fundamental para salvar vidas, e quem puder contribuir com esse gesto solidário terá a oportunidade de encerrar o ano de 2023 fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.