As unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizadas em Maceió, estão com o estoque de sangue baixo para o período carnavalesco. As unidades dispõem apenas de 152 bolsas de sangue para suprir a demanda, que aumenta com a aproximação das festas. A assistente social do Hemoal, Clycia Pontes, destacou a importância das doações de sangue, especialmente neste período, devido ao aumento na demanda por sangue em todo o Estado devido às festas, que podem provocar mais acidentes de trânsito e vítimas de violências.
Para atender a demanda durante o carnaval, as unidades do Hemoal em Maceió funcionarão em horário especial. No sábado de Zé Pereira, os Postos de Coleta do Trapiche e da Cidade Universitária, anexo ao Hospital Metropolitano, irão funcionar das 7h30 às 17h. Na segunda, terça-feira e na quarta-feira de Cinzas, o órgão também vai funcionar das 7h30 às 17h.
A jovem José Bezerra dos Santos realizou sua primeira doação no Hemoal e destacou que “é um processo rápido e tranquilo”. Ele espera que mais pessoas entendam a importância da doação para a segurança de todos, especialmente durante o carnaval. Já o José Ailson dos Santos lembrou da importância da doação para todos que precisam de tratamento como ele, em recuperação de um linfoma que provoca anemia grave, que precisa receber sangue como parte do tratamento.
Os critérios para doação de sangue incluem ter no mínimo 16 anos de idade, estar portando um documento de identificação com foto e usando máscara. Também é necessário ter boa saúde e peso igual ou superior a 50 quilos. Além disso, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, nos últimos dez anos, hepatite. Não é permitida a doação para gestantes e lactantes, e para os doadores que irão repetir o procedimento, é estipulado um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.
Diante disso, é importante que as pessoas se sensibilizem e realizem as doações que são necessárias, especialmente neste período de festas. A doação de sangue é um ato de amor ao próximo e pode salvar vidas.







