De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, podem ser doadores de sangue voluntários entre 16 e 69 anos de idade, com peso igual ou superior a 50 quilos, em bom estado de saúde e portando documento de identificação com foto. Além disso, existem outros critérios a serem seguidos, como não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, doença de Chagas, Aids e sífilis. Também é importante ressaltar que pessoas que tenham feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocado piercing estão impedidas de doar sangue pelo período de um ano.
A supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, também destacou que é proibida a doação de sangue por um período de um ano para pessoas que tenham realizado os procedimentos mencionados anteriormente. Além disso, o candidato à doação de sangue não pode ter ingerido alimentos gordurosos ou bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, e é recomendado que tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Após a doação, homens devem aguardar um período de dois meses, e mulheres, três meses, para repetir o procedimento.
Essas ações são essenciais para garantir que os estoques de sangue do Hemoal estejam sempre abastecidos, atendendo a demanda dos hospitais e unidades de saúde locais. Por isso, é fundamental que a população participe dessas iniciativas, contribuindo para salvar vidas e auxiliar no tratamento de pacientes que necessitam de transfusões sanguíneas.
A Unidade Móvel do Hemoal é responsável por levar a coleta de sangue para diversas regiões, facilitando o acesso da população a atos importantes e indispensáveis para a manutenção da saúde pública. A presença em Palmeira dos Índios é mais uma oportunidade para que os moradores locais possam contribuir de forma significativa para a saúde e bem-estar de toda a comunidade.






