A proposta surge em um cenário onde o consumo de pescado ainda enfrenta barreiras culturais e financeiras. Ao oferecer esse curso, a Uneal visa não apenas incentivar o aumento do consumo de peixes de forma segura e eficiente, mas também capacitar os participantes em diversas técnicas de manuseio e conservação. Entre os tópicos abordados estão cuidados com higiene, métodos de refrigeração, congelamento, salga e defumação do pescado. Tudo será ensinado de forma prática e virtual, proporcionando aos inscritos a facilidade de aprendizado sem a necessidade de deslocamento.
A preocupação com a qualidade dos pescados disponíveis no mercado é uma das motivações para o curso. A professora Kátia Bezerra ressalta que muitos consumidores ainda têm dificuldades para identificar produtos de qualidade em feiras-livres e supermercados. “Queremos que os participantes saibam avaliar o que estão comprando e que como manipulá-los de forma correta, garantindo sua segurança alimentar e qualidade”, explica.
Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, a iniciativa também se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente ao ODS 3, que diz respeito à saúde e bem-estar. As inscrições para o curso estão disponíveis através de um formulário online, ampliando o acesso para todos os interessados em aprimorar seus conhecimentos sem custos adicionais.
Para se inscrever, acesse o formulário virtual e garanta sua participação nesta experiência educativa única e totalmente acessível.