ALAGOAS – “Uncisal celebra 50 anos da primeira turma de Medicina da Ecmal em cerimônia emocionante”

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) realizará uma cerimônia nesta quinta-feira (26/10) para celebrar os 50 anos de formatura da primeira turma de Medicina da Escola de Ciências Médicas de Alagoas (Ecmal). O evento contará com a presença de ex-professores e médicos que deram início ao curso em 1968 na instituição.

A solenidade terá início pela manhã, com a celebração de uma Missa na Igreja de São José, localizada no Trapiche. À noite, acontecerá a solenidade festiva, que reunirá os ex-professores e os egressos que deram o pontapé inicial na história da instituição de ensino através do curso de Medicina.

De acordo com o reitor Henrique de Oliveira Costa, a cerimônia é de extrema importância para a Universidade, já que este ano foi marcado pela maior reforma estrutural da Uncisal. Além disso, o evento proporciona a oportunidade de comemorar o Jubileu de Ouro do curso de Medicina com a presença dos ex-alunos e professores. O reitor explicou que em 2022 foi procurado por uma comissão da primeira turma para discutir as comemorações pelos 50 anos de formatura. Desde então, a Uncisal tem se empenhado em organizar as celebrações para que a solenidade esteja à altura do que a turma merece.

A primeira turma de Medicina da Ecmal formou 112 médicos e alguns egressos que residem fora de Alagoas já confirmaram presença na solenidade. Durante o evento, também será apresentada a nova placa da turma, que foi restaurada pela Uncisal. O reitor conduzirá uma cerimônia simbólica de confirmação do grau de bacharel em Medicina.

A história do curso de Medicina da Ecmal se confunde com a do ensino da Medicina em Alagoas. Antes, apenas a Universidade Federal de Alagoas oferecia o curso no estado. Em 1968, o curso de Medicina da Ufal apresentava um grande número de excedentes. Diante da insatisfação dos alunos não matriculados, foram realizados protestos para conquistar o acesso ao ensino superior. Com o apoio do governador Lamenha Filho, do secretário de Educação Ib Gatto Falcão e do arcebispo Dom Adelmo Machado, foi firmado um convênio para a criação de uma nova Escola Médica.

O prédio para abrigar a Escola foi construído no Trapiche da Barra e a estrutura foi projetada originalmente para oito pavimentos, mas apenas quatro foram construídos. Em 1970, a Escola de Ciências Médicas de Alagoas foi instalada durante um ato público no Teatro Deodoro. Em 1973, passou a ser controlada pelo Governo de Alagoas e, em 2005, se tornou a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.

O reitor Henrique Costa, que é médico formado pela então Ecmal, juntamente com quatro irmãos, expressou sua emoção em poder conduzir a instituição que o formou. Ele destacou a importância da família na história da Escola de Ciências Médicas e mencionou que agora, quando o curso completa 50 anos, estará ao lado de ex-professores e egressos dessa turma conduzindo a cerimônia.

A cerimônia promete ser um momento de muita emoção, já que após 50 anos, os ex-alunos retornam à Universidade com a tradicional beca de formando. Ao invés do diploma, eles receberão uma homenagem especial. A solenidade é uma forma de reconhecimento e valorização de todos os que contribuíram para a construção e consolidação do curso de Medicina na Uncisal.

*Com base nas informações fornecidas, a fonte desta matéria não foi mencionada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo