ALAGOAS – Turismo participa de oficina de planejamento do Projeto Orla em Coruripe, envolvendo representantes públicos e comunidade local.

Equipes da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) participaram nesta segunda-feira (23) da primeira oficina de planejamento participativo do Projeto Orla, na cidade de Coruripe. O objetivo da iniciativa é alinhar o plano de desenvolvimento da região, envolvendo representantes públicos, trade turístico e comunidade local.

Durante o evento, que aconteceu no auditório da Secretaria de Educação de Coruripe, a Setur apresentou as atividades já realizadas pelo Estado e fez algumas sugestões para o planejamento da cidade. A superintendente de planejamento e prospecção de negócios turísticos da Setur, Selefe Gomes, ressaltou a importância de observar não apenas o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, mas também o desenvolvimento econômico e social da região.

“Nós buscamos a sustentabilidade não só do ponto de vista ambiental, mas também econômico e social. É importante que as propostas sejam viáveis e que levem em consideração o patrimônio público, privado, a história e a cultura da região”, destacou Gomes.

A oficina de planejamento participativo é a primeira etapa de um processo que visa elaborar um diagnóstico detalhado da situação atual do município. Na próxima etapa do projeto, será realizada uma consulta pública para que a população e o trade turístico possam indicar soluções para os problemas observados.

A expectativa é que o processo de planejamento seja concluído até julho de 2024 e que todas as estratégias de curto, médio e longo prazos sejam entregues ao poder público em um relatório elaborado colaborativamente ao longo das oficinas.

Além da Setur, outras entidades participam do Projeto Orla de Coruripe, como a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Instituto de Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e a Prefeitura de Coruripe.

O Projeto Orla tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável das regiões litorâneas do país, conciliando a preservação ambiental com o uso adequado dos espaços. A participação das equipes da Setur é fundamental para que as ações relacionadas ao turismo sejam alinhadas com as demais atividades previstas no projeto.

A próxima oficina de planejamento participativo do Projeto Orla está prevista para acontecer nos próximos dias, envolvendo outras áreas de atuação e setores da sociedade local. A expectativa é que as discussões e propostas apresentadas na consulta pública contribuam para o desenvolvimento turístico de Coruripe e para a proteção de suas riquezas naturais e culturais.

É importante destacar que o Projeto Orla é uma iniciativa nacional, que busca estabelecer diretrizes para o uso e ocupação das áreas litorâneas, com o objetivo de preservar os ecossistemas costeiros e garantir o acesso público às praias. A participação de Alagoas no projeto é fundamental para garantir a conservação dos recursos naturais e impulsionar o turismo sustentável no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo