A trupe alagoana apresentará o espetáculo “Folguedos das Alagoas – Sentimentos e Expressões da Nossa Gente”, parte do projeto especial “Oriente+”. O grupo dividirá o palco com companhias tradicionais, como o lendário Teatro de Pingyang, da China, que possui 900 anos de história. A apresentação incorpora manifestações culturais típicas, como o Pastoril, Fandango, Guerreiro, Bumba-meu-boi e Coco Alagoano, com bonecos criados com materiais recicláveis pelo artesão Daniel Silva, combinando tradição e sustentabilidade em harmonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Ricardo Camilo, diretor da Trupe Canguelê, destaca que essa seleção internacional é um reconhecimento valioso para a arte alagoana e sua capacidade de dialogar globalmente. Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, considera a participação no festival um marco para Alagoas, apontando a criatividade e representatividade como pontos altos da trupe.
Fundada em 2021, a Trupe Canguelê já se destacou em eventos culturais em países como Argélia, Honduras e Sérvia. Com o apoio do Governo de Alagoas, participaram do Festival Folk Cantanhede em Portugal, em 2024, alcançando um público de mais de 5 mil espectadores. A trupe segue firmando seu nome no panorama internacional, levando a essência vibrante da cultura popular alagoana para novos horizontes.