ALAGOAS – Triplicação da Rodovia Maceió-Barra Avança para Melhorar Mobilidade no Litoral Sul de Alagoas

Na data de hoje, 23 de junho de 2026, o governo de Alagoas deu início a uma ambiciosa obra de infraestrutura: a triplicação da rodovia que conecta Maceió à Barra de São Miguel. Com um investimento significativo, a antiga AL-101 Sul, agora BR-349, se prepara para se tornar a primeira rodovia triplicada do estado, um marco no desenvolvimento viário de Alagoas.

O projeto, que promete solucionar congestionamentos e diminuir o número de acidentes na via, começou com intervenções em um trecho inicial de 2,8 km. Este segmento vai da ponte Divaldo Suruagy até o entroncamento com a BR-424. A meta a longo prazo é triplicar toda a extensão até a Barra de São Miguel, totalizando cerca de 23 km.

O planejamento, que envolveu o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e outros parceiros, assegura que a expansão aconteça de forma integrada e sustentável. Estudos geológicos e levantamentos precisos garantiram o início legal e ambientalmente adequado das obras. No terreno, os trabalhos incluem desde terraplenagem até drenagem, com o objetivo de preparar a via para receber o novo pavimento e adequada sinalização.

A expectativa é de que a nova estrutura viária traga mais fluidez ao tráfego, especialmente nos picos de movimento. A região, marcada por frequentes congestionamentos, poderá ganhar alívio com a ampliação da capacidade viária. Além disso, a população de cidades como Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Santa Luzia do Norte, que juntas somam quase 90 mil habitantes, será diretamente beneficiada.

Paralelamente, a construção do Arco Metropolitano em Marechal Deodoro avança, interligando importantes rodovias e otimizando o fluxo entre elas. Este projeto é parte de um planejamento urbanístico que visa melhorar a mobilidade em toda a região metropolitana de Maceió, sinalizando um novo capítulo no desenvolvimento urbano e econômico da área.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo