Recentemente, o projeto já havia atingido mais de 400 estudantes na Escola Estadual Moreira e Silva, e agora visa alcançar ainda mais jovens. O voto, embora facultativo para aqueles entre 16 e 17 anos, se torna obrigatório aos 18. Entretanto, o alistamento eleitoral pode ser iniciado desde os 15 anos, enfatizando a importância de inserir os jovens no processo democrático desde cedo.
De acordo com o desembargador Orlando Rocha Filho, diretor da EJE, a mobilização no CEPA, o maior complexo educacional de Alagoas, é fundamental para estimular o exercício da cidadania entre os jovens. “Votar é um ato de cidadania, e estimular o exercício do voto dos jovens é uma das missões da Justiça Eleitoral”, destacou ele.
O atendimento acontece das 8h às 14h na Escola Moreira e Silva. Para tirar o primeiro título de eleitor, é necessário apresentar um documento oficial com foto e um comprovante de residência. Homens maiores de 18 anos também devem portar o certificado de quitação do serviço militar. A iniciativa, além de facilitar o alistamento, busca conscientizar os jovens sobre a importância de sua participação ativa no processo eleitoral.