O secretário da Seprev, Ricardo Dória, marcou presença na premiação, pontuando sobre a importância da atividade para cimentar e fortalecer a coesão entre os servidores. “O esporte é uma importante ferramenta de transformação social”, ressaltou Dória. “Promover um torneio de futebol entre os servidores no Complexo Socioeducativo não é apenas uma forma de celebrar o Dia do Atleta Profissional, mas também de incentivar a prática esportiva, integração e trabalho em equipe.”
Ao longo do evento, Dória teve a oportunidade de visitar as instalações de internação, interagir com os adolescentes e as equipes técnicas, e conhecer a biblioteca Indústria do Conhecimento, um marco no cenário educacional e ressocializador dentro do sistema socioeducativo. Essa biblioteca é um dos recursos destinados a proporcionar um ambiente de incentivo à leitura e, consequentemente, ao acesso à informação e ao conhecimento.
Na competição, a equipe da Unidade de Internação Provisória da Capital emergiu como campeã, recebendo o troféu de primeiro lugar. O grupo de Gerenciamento e Contenção (GCON) conquistou o segundo lugar, seguido pela Equipe Pedagógica, que garantiu a terceira posição. Uma equipe formada por socioeducandos da Unidade de Internação Masculina Extensão 2 (UIME 2) também participou, ressaltando o espírito de inclusão e desenvolvimento integral fomentado pelo torneio.
Para Daniel Alcântara, superintendente de Medidas Socioeducativas, eventos como esse são a prova do avanço significativo no sistema socioeducativo alagoano, que busca incessantemente construir um ambiente humanizado e de referência nacional. “Hoje, Alagoas conta com um atendimento de referência, focado na ressocialização dos adolescentes em conflito com a lei, e isso inclui a valorização e o bem-estar dos servidores que atuam nesse processo,” afirmou Alcântara, sublinhando a dedicação contínua para alcançar um sistema mais eficiente e acolhedor.