No primeiro dia de treinamento, os técnicos receberam orientações sobre a identificação de espécies, as diferenças entre os animais exóticos e nativos, as leis relacionadas à fauna e os equipamentos utilizados no monitoramento. Na parte da tarde, foram realizadas simulações de situações que ocorrem no dia a dia de trabalho em campo.
Já no segundo dia, o responsável pelo serpentário do Zoológico Ecopark Sol e Mar ministrou um treinamento específico para a contenção e manejo de serpentes e outros répteis. Durante o treinamento prático, as equipes do IMA tiveram a oportunidade de manusear diferentes espécies, como jiboia, jacaré, jararacuçu, falsa-coral e cascavel.
De acordo com Igor de Farias, assessor ambiental de fiscalização do IMA, o curso visa orientar os profissionais sobre o respeito aos animais, além de ensinar técnicas adequadas de manejo e transporte. “Esse tipo de treinamento nos oferece uma tremenda segurança nas atividades do dia a dia”, ressaltou.
O treinamento aconteceu no Zoológico Ecopark Sol e Mar, que abriga animais que não estão aptos à soltura e são parte de projetos de conservação. Espécies como a onça-pintada e o mutum-de-alagoas são cuidadas nesse local. Além disso, o zoológico também promove a educação ambiental e o amparo à fauna ameaçada.
Epitácio Correia, gerente da Gerff, destacou que o treinamento é uma oportunidade de maior integração entre os setores que atuam conjuntamente em algumas ações pelo estado. “É um momento em que as equipes tendem a discutir situações adversas e treinamentos como esse precisam ser contínuos para que possamos estabelecer um padrão nas atuações”, concluiu Correia.
O treinamento busca transmitir conhecimentos básicos sobre as espécies, garantir o bem-estar dos animais durante o manejo, padronizar as abordagens e comportamentos dos técnicos, além de assegurar a proteção dos animais e dos profissionais envolvidos. A iniciativa é fundamental para o nivelamento técnico e o aprimoramento das atividades realizadas pelo IMA no monitoramento e manejo da fauna silvestre.