Essa redução significativa na violência é atribuída aos investimentos do governo em recursos humanos. Desde 2015, Alagoas incorporou 4.623 novos policiais militares ao efetivo da Polícia Militar, refletindo em uma maior presença policial nas ruas e uma resposta mais eficaz às demandas de segurança da população.
Além disso, o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destaca que nos últimos dois anos foram investidos R$ 510 milhões do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Segurança Pública para equipar as forças de segurança com recursos modernos e tecnológicos, tais como pistolas Glock, coletes balísticos, viaturas blindadas, drones com visão termal, entre outros.
O investimento não se restringiu apenas aos recursos materiais, mas também incluiu a valorização e reconhecimento dos profissionais da segurança pública. Em 2023, houve a maior promoção da história do Estado, com 2.728 policiais sendo promovidos, demonstrando o compromisso do governo com a segurança e a valorização dos agentes que atuam na linha de frente contra a criminalidade.
Com essas medidas e investimentos, Alagoas está trilhando um caminho de redução da violência e de aumento da segurança para os seus cidadãos. Os números mostram que as ações implementadas estão no caminho certo para tornar o estado cada vez mais seguro e protegido contra a criminalidade.