ALAGOAS – “SUS vai incorporar a vacina Qdenga contra dengue no Calendário Nacional de Vacinação a partir de 2024”

O Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), anunciou que o imunizante contra a dengue será incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir do ano de 2024. A vacina, que tem eficácia comprovada, será inicialmente disponibilizada em regiões consideradas críticas em número de casos da doença e, posteriormente, será ofertada em larga escala, quando, então, chegará a Alagoas.

Segundo as informações divulgadas pelo MS, estão previstas a distribuição de 5 milhões de doses em 2024, entre fevereiro e novembro, e a definição das estratégias de vacinação será anunciada na primeira quinzena do próximo ano. O esquema vacinal é composto por duas doses, sendo destinado a pessoas de 4 a 60 anos de idade, independentemente de exposição prévia.

A vacina, chamada de Qdenga, tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicada para prevenção da dengue causada por qualquer sorotipo do vírus. A vacina também é aprovada para a prevenção da dengue nos países da União Europeia (UE)/Espaço Económico Europeu (EEE) – incluindo todos os Estados-Membros da UE e Irlanda do Norte, bem como países do EEA (Islândia, Liechtenstein, Noruega) e Grã-Bretanha. Em tais países, a orientação é vacinar os viajantes para áreas endêmicas.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou que a avaliação da relação custo-benefício foi crucial para a decisão de incorporar a vacina ao SUS. Ela enfatizou a importância de garantir o acesso público à vacina, considerando a quantidade de vacinas necessárias para a população do Brasil. De acordo com a ministra, o país será o primeiro a oferecer acesso público a essa vacina, como parte do programa de imunização do SUS.

O anúncio da incorporação da vacina contra a dengue no Calendário Nacional de Vacinação foi recebido como uma grande esperança na luta contra a doença pelo secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda. Ele enfatizou a importância da vacina como mais uma ferramenta na proteção da população, somando-se a outras medidas de prevenção, como campanhas educativas e combate ao mosquito transmissor.

Com a adição da vacina contra a dengue ao leque de imunizantes oferecidos pelo SUS, o Governo Federal busca ampliar a proteção e qualidade de vida da população. A iniciativa foi elogiada pela gestão estadual de saúde e pelo Governo de Alagoas, que destacaram o esforço conjunto para combater a doença.

A dengue é um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes. Os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo, erupções e coceiras na pele. Em casos suspeitos, a recomendação é procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).

Com a incorporação da vacina contra a dengue no Calendário Nacional de Vacinação, o Brasil dá mais um passo importante na prevenção e controle da doença, oferecendo à população mais uma forma de se proteger e garantir a saúde.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo