O estado de Alagoas já ultrapassou a meta estipulada pelo Governo Federal em relação às inscrições de estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), até o momento, mais de 33.512 estudantes que concluirão o ensino médio em 2024 em escolas estaduais ou federais já se inscreveram para realizar a prova, o que representa mais de 102% da meta estabelecida pelo governo.
Na rede estadual de ensino, o número de alunos inscritos ultrapassou os 24.235, superando os registros do ano passado. A Gerente Especial para Exames do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Danielly Verçosa, comemorou os números alcançados, destacando o engajamento das equipes pedagógicas das escolas e das gerências especiais da educação para superar a marca de inscritos do ano anterior. Ainda há tempo para mais inscrições, uma vez que o prazo final é até esta sexta-feira, 7 de junho.
As inscrições para o Enem 2024 devem ser realizadas através da Página do Participante, com uma taxa de R$85,00, a ser paga até o dia 12 de junho. Os candidatos que obtiveram a isenção da taxa também precisam realizar a inscrição. Este ano, os estudantes têm um incentivo extra, pois aqueles que participarem do Exame receberão um valor adicional de R$200 do programa Pé-de-Meia, do Governo Federal.
A mobilização da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas para incentivar as inscrições dos alunos continua até sexta-feira, por meio de ações como o Programa Professor Mentor – Meu projeto de vida e redes sociais. Durante o Dia D de Mobilização, 38 escolas já haviam alcançado a meta de 100% de inscritos e concorreram a aulões presenciais do programa Foca o Enem. A Escola Estadual Edmilson Vasconcelos Pontes, de Maceió, é um exemplo de sucesso na mobilização para inscrições, conquistando 100% de adesão.
Com o panorama atual de recordes de inscrições no Enem, Alagoas demonstra a importância da educação e a preparação dos alunos para os desafios do futuro. A expectativa é de que os estudantes do estado tenham um desempenho exemplar na prova, abrindo portas para um futuro promissor.