Ao longo do encontro, os participantes, que incluem representantes de Alagoas, Piauí, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul, receberão conhecimentos teóricos e práticos sobre as atividades de combate a ataques criminosos nas modalidades conhecidas como Novo Cangaço e domínio de cidades, consideradas ocorrências de alta complexidade.
O treinamento visa capacitar os participantes a desenvolver, aprimorar e aplicar técnicas didáticas relacionadas ao plano de defesa, utilizando diferentes metodologias. Recentemente, o Plano de Defesa foi instituído como programa para as forças policiais alagoanas, tendo recebido inclusive reconhecimento do Governo Federal.
O chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, destacou que Alagoas tem se tornado um exemplo para o país quanto a essa forma de qualificação, enfatizando que o principal beneficiado por essas ações é a população, tanto do estado quanto de outras regiões.
O encontro pedagógico será finalizado com um exercício simulado que simulará uma tentativa de assalto a um caixa eletrônico do Banco24Horas. Essa simulação já foi realizada anteriormente, de forma conjunta com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em cidades do Agreste e Sertão de Alagoas.
Além de policiais militares, participam do evento policiais civis e científicos, bombeiros militares e integrantes da Seris. O Plano de Defesa, instituído através de portaria publicada na edição do Diário Oficial do Estado, estabelece os objetivos e as diretrizes que norteiam os princípios e fundamentos para uma atuação eficaz em situações de crise de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade, alinhado com os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, promovendo e respeitando os direitos humanos.
Esse encontro pedagógico e o Plano de Defesa representam um avanço para a segurança pública não apenas em Alagoas, mas em todo o país, contribuindo para a capacitação de forças policiais e para a promoção da segurança dos cidadãos.