Durante a operação, foram investigadas diversas denúncias que incluíam casos de violência sexual, abandono, negligência e violência física e psicológica contra adolescentes. As equipes envolvidas no processo notificaram e orientaram as famílias envolvidas nessas denúncias.
O tenente-coronel Iran Rego, chefe de Articulação Política da Prevenção, reforçou a importância da colaboração da comunidade para o sucesso da Operação Criança Segura. Ele ressaltou a importância das denúncias feitas pelo público ao Disque-Denúncia 181 para que a Secretaria de Segurança Pública possa agir de forma rápida e eficaz na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, e na responsabilização dos agressores.
Esta operação é um esforço conjunto que envolve a Polícia Militar, com suas Bases Comunitárias do Osman, Santa Maria e Carminha, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada dos Crimes contra a Criança e Adolescentes e da Delegacia Especializada do Menor em Conflito com a Lei, além da Rede de Atenção às Violências (RAV/Sesau).
A Operação Criança Segura reforça o compromisso do Estado em erradicar a violência contra menores e ressalta a importância da vigilância constante e da ação comunitária na proteção das crianças e adolescentes. Esta iniciativa visa garantir a segurança e o bem-estar dos menores, assim como responsabilizar aqueles que violam seus direitos.