O curso está sendo realizado no Centro Cultural Miguel Arcanjo Medeiros, localizado no Centro Histórico de Piranhas. A maioria dos participantes é da Companhia Independente de Operações Policiais Especiais do Sertão da PM (Copes). A parceria entre as Chefias Especiais de Inteligência e de Ensino Integrado da SSP tem como objetivo transmitir e compartilhar as diretrizes da Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública para os agentes que atuam diretamente no combate à criminalidade na região.
Durante a abertura do curso, os participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras sobre questões familiares no sertão nordestino e o novo cangaço. Os instrutores são militares da Cheisp, da Diretoria de Inteligência da PM-AL e dos 3º e 9º Batalhões da PM de Alagoas. O curso abordará fundamentos doutrinários da atividade e das operações de inteligência, facções criminosas, entre outros temas, além de exercícios práticos das técnicas utilizadas.
Segundo o tenente-coronel Raumário Jerônimo, chefe especial de Inteligência da SSP, a escola da Copes foi escolhida como base para o curso devido ao crescente uso de recursos de inteligência nas unidades especializadas no Brasil. A integração entre as forças especiais e a inteligência na repressão ao crime organizado tem sido positiva, visando melhorar a atuação das equipes e enfrentar operações de alto risco.
Sendo assim, a segunda edição do Curso Básico de Inteligência no Sertão alagoano promete contribuir para o aprimoramento das práticas de combate à criminalidade na região, capacitando os policiais militares para lidar com situações de alta complexidade e risco.